Os empresários que atuam no ramo de bebidas e alimentos sabem que a higienização é um procedimento fundamental dentro da indústria. É uma forma eficiente de promover a qualidade e a segurança do produto.
Através da higienização, é possível preservar a qualidade do produto, eliminando agentes contaminantes, como por exemplo, substâncias orgânicas e minerais, além de micro-organismos.
Dentro do conceito industrial, o termo higienização tem a sua especificidade e nós iremos apresentar os principais detalhes que você precisa saber.
A higienização no sentido industrial
A higienização é um conjunto de práticas realizadas dentro da indústria, que possui o objetivo de manter o ambiente interno livre de possíveis contaminação. Dessa forma, os alimentos e bebidas irão se manter seguros para o consumidor final.
As práticas de higienização são diversas e cada uma possui a sua importância e especificidade. Com isso, vamos apresentar quais são as principais. Veja!
Limpeza
Geralmente, o nome é utilizado no senso comum para denominar qualquer tipo de higienização, porém a limpeza tem a sua especificidade que a diferencia de outros processos. Ela tem o objetivo de remover sujidades nas superfícies, como, poeira, gorduras, manchas de tinta, entre outros exemplos.
Dessa forma, a limpeza é uma etapa fundamental na higienização, porém não é o único método que deve ser utilizado no intuito de eliminar agentes como bactérias e vírus.
Desinfecção
O objetivo da desinfecção é eliminar com eficiência os micro-organismos patológicos. Caso contrário, eles podem transmitir algum tipo de doença para o consumidor. Para essa atividade específica, é fundamental o uso de produtos que atuam quimicamente contra os vírus e bactérias.
Sanitização
A sanitização é um processo de higienização fundamental e bem comum dentro das indústrias do setor alimentício. A objetivo é diminuir consideravelmente a concentração de micro-organismos nas superfícies.
Com a sanitização é possível reduzir esses micro-organismos em níveis consideráveis e que não ofereçam risco de contaminação do alimento. Dessa forma, é um método de segurança bem eficaz.
Como saber qual tipo de higienização deve ser feito?
Essa é uma pergunta natural. Para determinar qual produto será utilizado e o tipo de higienização que será feito, é necessário avaliar quais são os tipos de substâncias ou micro-organismos a higienização precisa combater.
Existem alguns tipos de sujidades que são bem comuns e que podemos destacar. São elas:
– Resíduos orgânicos como, por exemplo, as gorduras, que devem ser eliminados na etapa da limpeza;
– Compostos minerais como, por exemplo, os resíduos de magnésio e cálcio;
– Resíduos metálicos como, por exemplo, a ferrugem.
– Entre outros.
O artigo foi útil para você?
Como você pôde ver ao longo do texto, a higienização é fundamental dentro de uma indústria alimentícia. Por isso, você empresário, deve levar isso em consideração.
Esperamos que o artigo tenha sido útil para você. Saiba que através da terceirização você pode contar com soluções eficientes. Lembre-se disso!