Segurança tecnológica para condomínios: saiba qual é a importância

Segurança tecnológica para condomínios

A crescente busca pela sensação de segurança tem aumentado a oferta de tecnologias mais complexas e eficazes para garantir segurança predial, dos moradores e seus bens. 

Algumas dessas novas ferramentas além de aumentarem a segurança conseguem diminuir custos e transformar condomínios. Conheça abaixo algumas das possibilidades:

1- Portaria virtual: a presença de um profissional de portaria pode ser dispensada já que o controle do acesso é feito por cadastro das biometrias de moradores e autorizados a entrarem. Além das digitais é possível utilizar cartões magnéticos. E visitantes fazem contato com moradores ou autorizados para conseguirem acesso às dependências do condomínio.

2- Fechadura digital: diminuindo riscos de arrombamentos, as fechaduras digitais estão disponíveis em formatos diversos: sensor de calor, biometria, reconhecimento de voz e ainda associados a alarmes, por exemplo, de intrusão com tempos definidos de entradas e saídas.

3- Câmeras de vigilância: estratégia muito comum e já utilizada, as câmeras com transmissão em tempo real permitem acompanhamento via internet pelos próprios moradores ou podem ser conectadas a uma central de monitoramento. Já que moradores não estão conectados o tempo todo, essa opção da contratação de uma central de segurança, pode garantir que diante de uma movimentação atípica ou acionamento de botão de segurança, a polícia seja contatada e rapidamente se desloque até o local.

4- Reconhecimento de placas: sistema avançado que pelo reconhecimento evita autorização de entrada de carros não cadastrados ou não autorizados. É o mesmo modelo que capta excesso de velocidade em estradas, e é capaz de identificar placas a partir de um banco de informações previamente registradas.

5- Drones: usados no monitoramento de grandes áreas com maior dificuldade de acompanhamento por outras vias, as câmeras são conectadas ao aparelho aéreo e controladas a distância enquanto filmam toda movimentação no território. Todas imagens podem ser diretamente transmitidas para uma central de segurança, no entanto, o uso desse equipamento exige a autorização para se estar no espaço aéreo, já que podem causar acidentes sérios. 

6- Cerca virtual: uma alternativa super interessante para algumas modalidades de transporte de cargas. Com a cerca, pode ser definido previamente o trajeto que deverá ser feito e qualquer desvio da rota, dentro da limitação territorial e geográfica já planejada, será alertado a um responsável ou a uma central de segurança. Além do rastreio da localização exata, tanto para acompanhamento da rota apenas por monitoramento do trajeto, quanto para casos de desvios por roubos ou sequestros da carga e motorista.

Os investimentos em ferramentas tecnológicas garantem economia e redução de custos com mão de obra, além de diminuírem a margem de possibilidade de erros ou desatenção humana. As possibilidades são muitas e é necessário avaliar e escolher a ferramenta que mais irá se adequar a extensão da construção predial e especificidade do seu condomínio.

Apesar de todos os esforços em investimentos tecnológicos e equipamentos para garantia da segurança e bem-estar dos moradores, isso não dispensa todos cuidados básicos que condôminos precisam ter para garantir que nenhuma exceção ou descuido resulte em uma situação desagradável.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Preencha o formulário abaixo para receber o arquivo gratuitamente.