Zelador: quais são as suas principais funções

Zelador - Conservadora BH - Cefram Conservadora e Limpeza

Um dos profissionais que trabalham na limpeza e manutenção em prédios é o zelador.

Ele é responsável por realizar diversas tarefas para deixar o ambiente confortável e com uma boa aparência. Os serviços do zelador auxiliam outros profissionais do condomínio e, por isso, existe um grande debate sobre a função do zelador e quais atividades ele realmente deve ser responsável. 

Neste artigo, vamos tirar dúvidas sobre as atividades diárias do zelador e se ele pode ou não fazer o serviço de limpeza no condomínio. 

A função do zelador 

As atividades realizadas pelo zelador, tem relação com o nome da profissão: zelar. Ele é responsável por cuidar do condomínio e estar à disposição para resolver os problemas indicados pelos condôminos, responder dúvidas e encaminhar solicitações para o síndico.

Ele tem bastante contato com o síndico e passa para ele relatórios de como está sendo o funcionamento e a produtividade dos outros profissionais relacionados à limpeza.

Geralmente, o zelador possui um checklist de itens para checar e verificar se estão funcionando da maneira correta. Ele verifica a caixa de correio, a área de lazer do condomínio, fica alerta a objetos perdidos, olha o relógio de água, conversa com os profissionais de segurança para ver como está o monitoramento das câmeras e outras tarefas relacionadas à vistoria. 

Todas as reclamações que os condôminos fazem ao zelador, precisam ser passadas para o síndico e a partir daí ele irá trabalhar em uma solução.

O que o zelador não pode fazer no horário de trabalho 

O profissional que atua como zelador, não é obrigado a realizar tarefas que não estão no contrato assinado no momento de efetivação do funcionário.

O que acontece muitas vezes no local de trabalho, é que existem algumas empresas terceirizadas que não fiscalizam como estão sendo feitas as tarefas do profissional escolhido. A rotina de trabalho do zelador é algo que deve ser um combinado entre o funcionário e a empresa no momento de efetivação e o contrato precisa ser cumprido. 

Quando o zelador presta um serviço de hidráulica ou assistência elétrica, existe um combinado para isso e na maioria dos casos, ele é pago à parte.

O zelador e a realização do serviço de limpeza 

O zelador pode fazer o serviço de limpeza sem nenhum problema. Porém, a atividade deve ser feita com equipamentos de segurança e produtos de limpeza oferecidos pelo condomínio. Além disso, se o serviço de limpeza não estiver prescrito no contrato do funcionário, ele terá direito a uma adição salarial derivada de um percentual de 20% do salário recebido.

A administração do condomínio deve estar atenta para o zelador não sentir-se sobrecarregado e realizar atividades que não condizem com a sua função, por exemplo, monitorar câmeras ou ficar na portaria.

Conheça a Cefram Facilities

Busca por conservadoras em BH e região? A CEFRAM Facilities é uma excelente opção para você! 

A Conservadora Cefram Facilities oferece serviços terceirizados para diversas empresas manterem um ambiente de conforto e segurança para os seus colaboradores.

Trabalhamos com a limpeza e conservação de ambientes, apresentando profissionais capacitados e altamente treinados.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Preencha o formulário abaixo para receber o arquivo gratuitamente.